KSHMR

Buy now
Artist

Niles Hollowell-Dhar, nascido a 6 de outubro de 1988, mais conhecido pelo nome artístico KSHMR (pronuncia-se Kashmir) é um músico, produtor e DJ norte-americano sediado em Berkeley, Califórnia.

 

Fruto das suas raízes indianas, o seu nome artístico radica no estado indiano de Jammu e Caxemira, também conhecido como o "Paraíso na Terra". Hollowell-Dhar iniciou-se no duo do hip-hop The Cataracs, com David Singer-Vine, autores de hits como "Like a G6". Hollowell-Dhar dedicou-se exclusivamente à sua carreira a solo, nos meandros da música eletrónica, a partir de 2014, após a saída de Singer-Vine do duo.

 

De entre as colaborações mais notáveis de Hollowell-Dhar, incluem-se nomes como os de: Firebeatz, R3hab, Tiësto, Hardwell Bassjackers, Carnage, Timmy Trumpet e DallasK. Hollowell-Dhar lançou o seu primeiro single "Megalodon" a 24 de Fevereiro de 2014 pelo selo Spinnin' Records, editora de grande parte dos seus lançamentos.

 

O produtor começou a colher atenção por alturas em que o seu single "Burn", uma colaboração com DallasK, alcançou o Beatport Top 40, tendo mais tarde, inevitavelmente, alcançado a posição #1. A faixa foi, na ocasião, lançada por três editoras: Revealed Recordings, Spinnin' Records e a Ultra Records.

 

A consagração foi finalmente alcançada no Ultra Music Festival de 2015, apresentado por Tiësto. A faixa "Secrets", uma colaboração com Tiësto e Vassy tornou-se num estrondoso hit EDM, invadindo as tabelas mais relevantes, e atingindo o cume do Beatport Top. Hollowell-Dhar contou ainda com mais de uma mão cheia de distinções no Top da Beatport: "No Heroes", "Burn", "Secrets", "Dead Mans Hand", "Kashmir", "Dogs", "Karate", "It Feels (KSHMR Remix)" e "Jammu".

 

Em Junho de 2015, Hollowell-Dhar anunciou o lançamento de um concurso de remisturas para a faixa "Jammu", sendo o prémio uma colaboração com Hollowell-Dhar num dos seus novos trabalhos. O concurso foi realizado na plataforma de lançamento de talentos da Spinnin’ Records, tendo o primeiro lugar sido atribuído a KYFRA. Em Julho de 2015, Hollowell-Dhar lançou o seu altamente antecipado novo trabalho pela Splice Sounds.

 

KSHMR lançou o EP "The Lion Across The Field" a 13 de Maio de 2016, e dois meses mais tarde estreou-se no festival Tomorrowland, com honras de palco principal.

 

Seguiu-se a colaboração com Tigerlily para o single, "Invisible Children". Hollowell-Dhar disse: "o projecto já tinha bases muito sólidas; cruzámos ideias e saiu tudo muito rapidamente. O título alude às crianças dos bairro de lata da Índia, ou a qualquer outro lugar no mundo onde pobreza é tão gritante que se tornou quase invisível" Duas semanas depois foi distinguido com o prémio "Best Live Act" da DJ Mag, tendo escalado da posição #23 à #12 do DJ Mag Top 100 de 2016.

 

Em Março de 2017, KSHMR lançou "Back To Me", ladeado pelos Crossnaders e com a colaboração de Micky Blue, tendo actuado no Ultra Music Festival ao lado de Timmy Trumpet e de uma banda durante todo o set pela primeira vez na sua carreira. "Foi um momento muito especial poder actuar com músicos ao vivo durante todo o set pela primeira. Estou imensamente grato a todos eles, bem como ao meu bom amigo Timmy Trumpet por ter aparecido e espalhado a sua magia".

 

A 16 de Junho 2017, "Harder", uma colaboração entre KSHMR e Tiësto foi lançada via Spinnin 'Records. A primeira faixa lançada pelo selo próprio de KSHMR, a Dharma WorldWide, foi "Festival of Lights", uma colaboração com Maurice West. "Festival of Lights" é fortemente baseada na cultura indiana. No transcurso de uma semana, KSHMR lançou "Kolkata" a 28 de Julho de 2017, uma colaboração com JDG e Mariana Bo, pela Dharma WorldWide, lançando, dois meses volvidos, "Power", com Hardwell, pela Spinnin 'Records.

 

KSHMR lançou "House Of Cards" a 16 de Fevereiro de 2018, que marca o retorno do cantor Tipton Sidnie, com que já houvera trabalhado em "Wildcard". À quase ausência de elementos do som assinatura de KSHMR, a faixa é altamente influenciada pelas sonoridades pop e texturas acústicas, contado com certeiros riffs de guitarra. Apresentou igualmente, no Ultra Music Festival Miami, um set composto por material novo mesclado com outros trabalhos já sobejamente conhecidos do seu público.

 

KSHMR colaborou com Jake Reese em "Carry Me Home" em Junho de 2018, um tema house, originalmente estreada no Ultra Music Festival de 2018. A propósito da produção desta faixa, KSHMR confessa: "Carry Me Home” começou com uma linha de beat e voz; estava com medo de não conseguir encontrar a voz certa, mas o Jake Reese e o Joren van der Voort encarregaram-se de dissipar quaisquer dúvidas e temores".

 

KSHMR entrou em 2019 com uma colaboração ao lado do belga DJ Yves e da banda norte-americana Krewella intitulada "No Regrets". Lançada pela Dharma a 1 de Março, a crítica rapidamente estabeleceu comparações com o som assinatura do aclamado Alan Walker. Durante este ano, KSHMR correrá o mundo numa tour global, da América do Sul à Ásia, passando pela Europa.